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Um blog sobre design e fotos para vinhos com case studies, tutoriais e dicas de vinhos, design e fotografia.

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Imagem do Mês de Dezembro

A imagem de Dezembro faz parte do projeto "Rumo ao Centenário" da Caves São João, e, constitui a 4ª edição deste projeto que teve início  em 2000, quando a Caves São João completou 90 anos, e será concluído em 2010, quando essa empresa completará 100 anos.Trata-se de uma coleção de garrafas onde cada uma marca um acontecimento correspondente a uma década. Começamos com a década de 1920-1930, ano em que a empresa foi fundada, com um rótulo que representa o início do cinema falado. Na década de 30-40 fizemos uma imagem alusiva à polémica transmissão de rádio do Orson Wells  . A carta das Nações Unidas dobrada em forma de um pássaro(tsuro), que representa paz e esperança, ilustrou a década que, para nós, foi a mais difícil, 40-50. Em Dezembro, Os anos 50, ou "Anos Dourados" serviram, de suporte para o conceito da década de 50-60.


Com o fim dos anos de guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50, no início da década, torna-se mais feminina e glamourosa. Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias.

Dois estilos de beleza feminina marcaram os anos 50: o das ingênuas chiques, encarnado por Grace Kelly e Audrey Hepburn, caracterizado pela naturalidade e jovialidade e o estilo sensual e fatal, do qual as atrizes Rita Hayworth, Ava Gardner e as pin-ups, loiras e com seios fartos, são ótimos exemplos. Entretanto, os dois grandes símbolos de beleza da década de 50 foram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, que eram uma mistura dos dois estilos - a devastadora combinação de ingenuidade e sensualidade.
A indústria do jeans floresce.  Todos usavam um mesmo estilo de roupa. Assim, é a partir desse momento de massificação que o ideário rebelde passa a ser construído.
O cinema lança a moda do garoto rebelde, simbolizada por James Dean, no filme "Juventude Transviada" (1955), que usava blusão de couro e jeans. Marlon Brando também sugeria um visual displicente no filme "Um Bonde Chamado Desejo" (1951), transformando a camiseta branca em um símbolo da juventude rebelde que na época da alta costura lança um visual mais “largado” como contestação do que lhes era imposto. Já na Inglaterra, alguns londrinos voltaram a usar o estilo eduardiano, mas com um componente mais agressivo, com longos jaquetões de veludo, coloridos e vistosos, além de um topete enrolado. Eram os "teddy-boys”.
 A juventude dos anos dourados adotou o rock and roll como estilo musical e elegeu grandes ídolos como, por exemplo, o maior deles, Elvis Presley. A nova música, com um contratempo acentuado e um ritmo dançante, afirmava ainda mais essa rebeldia surgida na década e trazia uma atitude mais revolucionária. Era uma música rebelde para uma juventude rebelde.

A imagem para este vinho trás muitos poás, ou bolinhas, padrão típico dos tecidos femininos. A caixa é toda confeccionada em papel que imita tecido com bolinhas pretas e brancas na parte da frente no exterior, e brancas e pretas interiormente e nas laterais. Além da imagem de figuras marcantes, o rótulo faz alusão ao cinema. Pela maneira como são colocadas as bolinhas, lembra-nos as fitas dos filmes. A caixa é toda em preto e branco e a cápsula também. O rótulo tem uma transicão das figuras a preto e branco que passam, em determinado momento, a coloridas. O resultado disso é uma imagem com as cores, a alegria, o movimento e um pouco da sensualidade característica desta que foi a década de 50-60. 



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Imagem do Mês de Outubro

O desafio desta marca foi construir uma imagem com elementos que nos reportasse a pessoa do Sr. Luíz Costa, o "Senhor dos Vinhos da Bairrada". Para isso, fomos a casa onde ele habitava, uma mansão lindíssima em Anadia.
Percorremos toda a casa fotografando tudo que havia de interesse e que fizesse lembrar o Sr. Luiz.
Na biblioteca, muitos livros de diversos autores e muitos textos escritos por ele. Por toda casa, esculturas em pedra e objetos com detalhes com uvas que ele colecionava. No salão de festas , pendurado na parede, um diploma com letras bonitas de uma confraria de Bordéus.

A nossa descrição termina na entrada, ou, nas entradas da casa, onde em toda porta, muitas portas, havia um mesmo batente, batente este que ele encontrou algures onde se vendia peças de demolições.
A porta é a entrada da casa, e, por isso, achamos por bem que o rótulo levasse , em primeiro plano, o batente, que com detalhes de cachos de uvas, como o Sr. Luiz gostava, convida as pessoas a penetrar numa marca que leva o seu nome. Por trás do batente, em cunho, o lettering que encontramos no diploma de Bordéus nos trás a lembrança de um homem que amava o vinho, um enófilo que dedicou boa parte da sua vida a esta bebida.

Trata-se de um espumante que pedia uma imagem elegante, discreta e clássica, como o slogan da empresa que o representa.
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Imagem de Abril



Quando foi feito o levantamento das instalações da Quinta do Piloto, observamos um elemento interessante e repetitivo na sua construção, o remate superior da fachada. Foi assim, e baseado neste elemento diferenciado, que nos apoiamos para desenvolver o conceito gráfico da rotulagem e identidade visual desta empresa. A imagem do rótulo baseia-se ainda em elementos gráficos clássicos apoiados na sua forma trapezoidal sugerida pela própria garrafa. Por ser um vinho branco destinado ao mercado alto, foi utilizado um papel texturado adaptado à prova do gelo e da água. A casta roxo,  como casta em extinção, justifica os elementos clássicos utilizados na imagem.
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Imagem do Mês de Setembro

O briefing para esta marca, "Volteface", nos solicitava uma imagem diferente, clássica, ousada e que , para além destas características, também denotasse um pouco de romantismo. Um vinho que se diferenciasse na prateleira.
Seria, para nós , mais um desafio.
Quando a ideia da máscara surgiu, fomos até Veneza em busca de inspiração, e , de volta a Portugal com algumas máscaras venezianas na cabeça, surge o rótulo depois de algum tempo e,  como não poderia deixar de ser, dourado, impresso em papel que imita ouro envelhecido com muitos cunhos e alguns detalhes perolados. Este é um vinho de gama alta que será comercializado por garrafeiras e que , provavelmente, será servido em  momentos muito especiais.
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Imagem do Mês de Agosto



Piano é uma marca forte, e como tal, criamos uma imagem limpa para representar o objeto que corresponde à marca. Por ser um vinho de entrada de gama, pensamos em fazer uma imagem direta da marca, para isso recorremos a  uma impressão gráfica simples com o verniz braille na palavra "Piano" e estampado nas teclas. Embora sejam mostradas apenas parte das teclas, imaginamos que tal como as teclas de um piano, de onde saem notas melodiosas para os ouvidos , com certeza, sairão notas saborosas deste vinho.
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A Importancia da Embalagem na Escolha de um Produto

Foto: Moema Quintas
Em 1972 John Berger escreveu no seu livro  O sentido da  vista: "nas cidades em que vivemos inúmeras imagens publicitárias chegam até nós todos os dias. Ao longo da história, em nenhuma sociedade tem existido semelhante concentração de imagens, nem tal densidade de mensagens visuais”. Trinta anos mais tarde em “Unique now...or never”, Jasper Kunde escreve: “ Alguns estudos demonstram que um cidadão ocidental normal recebe cerca de 10000 mensagens publicitárias cada dia (...)”. Como consumidores, experimentamos a densidade de mensagens visuais de Berger cada vez que vamos a uma loja. Ao entrarmos tropeçamos com um caleidoscópio de produtos e merchandising, fileiras e fileiras de produtos. O consumidor médio, se é que existe, olha o expositor e encontra opções e mais opções. Observa uma grande variedade de marcas, produtos, sabores, usos, preços e tamanhos e outros critérios de eleição.

Frente a tamanha quantidade de artigos, incidem uma série de factores racionais e emocionais. Estes factores têem uma importância capital sabendo-se que um consumidor não olha um produto mais que alguns segundos. A habilidade, do cérebro humano para reagir a semelhante mescla de imagens e mensagens competidoras, em ocasiões descritas como ruído visual, é extraordinária.

Tem-se levado a cabo muitos estudos para tentar compreender o processo que se inicia quando um consumidor olha um expositor e os produtos separados. Basta concluir que o ruido visual é um desafio para o designer de packaging
Como abrir caminho entre a amálgama visual para nos deparar com um novo produto? Como se cria uma presença visual que atraia os olhos do consumidor e tente ir mais além das suas acostumadas referências visuais?

O rosto da embalagem/rotulagem, que está no expositor deverá seduzir os consumidores, atrair sua atenção e despertar seu interesse, em suma, comunicar.
Frente a uma gama de produtos para escolher, os consumidores recorrem às experiências na hora de eleger o produto adequado, e pensa: “o que comprei da última vez?” Ou deixam-se influenciar pela publicidade visual, pelas promoções ou pela embalagem.
Neste contexto a diferenciação dos produtos é algo muito importante e todas as soluções de embalagens/rotulagem deveriam facilitar aos consumidores a percepção do produto desejado.
O papel principal do design na diferenciação dos produtos é dar consistência à proposta de um produto e explorar todas as caracteristicas da sua embalagem para atrair o mercado, seja através da imagem, da cor, linguagem, forma, ou inclusive a qualidade táctil dos seus materiais.
Na percepção visual a primeira realidade que se apercebe é a forma, depois a cor, as sensações tácteis e só após a mensagem.
Há que ter em conta portanto esta sequência a fim de se obterem elementos válidos de fascinação. A subtileza da forma ou a expressão cromática têem assim influência relevante para a aceitação ou rejeição dos públicos que se pretendem conquistar ou fidelizar.

Concretamente, o projecto de packaging tem implícito uma abordagem processual coerente, na qual são concebidos e geridos um conjunto de sistemas relevantes para a percepção e valorização do resultado final, na óptica empresarial e de consumo. Naturalmente que neste processo os aspectos relacionados com a percepção visual assumem um relevo particular, pois o seu adequado tratamento e desenvolvimento possibilita a sua tradução em factores indutores de:
- Fascinação (qualidade estética);
- Personalização e diferenciação (originalidade temática  ou conceito);
- Referência psicológica;
- Emoção (valor simbólico);
- Impacto (a pregnância formal);
- Notoriedade (memorização e retenção).

Neste contexto e remetendo estas questões para o Sector vitivinicola, compete-nos alertar para a necessidade de tomada de consciência de questões pertinentes no que concerne à imagem em geral e à embalagem/rotulagem em particular.  A diferenciação nos expositores perante a concorrência directa é fundamental para conseguir-se uma melhor e maior competitividade.


(António Quintas)

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Imagem do Mês de Maio

 A Imagem do Pai Abel foi feita tendo como base o conceito da imagem já utilizado pela Quinta das Bágeiras há algum tempo. Achamos por bem aproveitar a ideia do rótulo picotado nas marcas desta empresa e adaptamos ao paradigma de um selo, onde rótulo e contra rótulo estão juntos na frente da garrafa, embora "teoricamente" o contra rótulo possa ser separado do rótulo através de um picotado no terço inferior do rótulo. Neste terço encontra-se um carimbo que justifica o paradigma do selo e enfatiza o nome da marca "Pai Abel Chumbado", que não tem conotações negativas, antes pelo contrário.
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A forma dos rótulos e embalagens

A forma é uma consequência natural da disposição regular ou irregular de um agrupamento de linhas que pelo seu conjunto delimitam o espaço. É a primeira percepção do ser humano à realidade. Ela engloba e transmite um conjunto de informações em vista a um objetivo  específico.
No packaging, as formas mais utilizadas são o quadrado, o retângulo e algumas outras formas irregulares. Quando utilizadas em rótulos ou etiquetas, tem constrangimentos ao nível do suporte onde irão ser aplicadas.

Assim, nas garrafas do tipo Borgonha, mais redondas e mais bojudas, as formas retangulares não são muito aconselháveis na vertical. Devido ao constrangimento imposto, esta forma poderá e deverá ser utilizada na horizontal.

Garrafa borgonha com rótulo irregular horizontal. Esse rótulo foi executado há 10 anos atrás e, ainda hoje, continua atual


Tal como a linha, a forma rectangular sugere passividade, indolência e repouso. Terá que ser contrariada na sua composição estética informativa através da marca ou através de elementos apelativos com sinais ou artifícios conforme se destine a um determinado tipo de mercado, contrariando, deste modo, essa sugestão.

Dependendo, dever-se-á utilizar desequilíbrios estéticos provocando dinamismo mais acentuado ou subtil de acordo com o mercado alvo.
Quando falamos em desequilíbrios estamos a referir-nos a regras estéticas que são comuns às artes plásticas, por que esteticamente um pequeno rectângulo de 8cm por 10 cm comporta-se, tal qual uma tela de 80cm por 100cm.
Em  outro tópico revelaremos a divisão estética que deverá ser utilizada em qualquer espaço deste tipo.

Por seu lado, nas garrafas do tipo bordalesa, reportando-nos a forma rectangular, os rótulos deverão ser utilizados na vertical, por que, na bordalesa, pela sua forma esguia e cilíndrica e seu diâmetro de 8cm, se de utilizarmos o rectângulo na horizontal, ficará com pouca largura, com pouco espaço de visibilidade, de informação e de composição estética.
Há teóricos que continuam a apostar neste tipo de garrafa da forma rectangular na horizontal esquecendo-se que numa montra, onde existem milhares de marcas diferentes, há que chamar o mais possível a atenção através do volume gráfico do rótulo. Um rótulo colocado nesta posição também contraria a dinâmica estrutural do próprio objecto.

Em relação as formas irregulares é de evitar as formas triangulares e que, pelos seus ângulos agudos, sugerem agressividade e que têm também constrangimentos na aplicação.
garrafa bordalesa troncocônica com rótulo irregular vertical












Em relação as formas sensuais, onde predominam as curvas, estas podem ser utilizadas nestes dois tipos de invólucro, podendo-se também eliminar essa sugestão de sensualidade através dos elementos gráficos, de fascinação ou de equilíbrio.

No que diz respeito às embalagens propriamente ditas, as formas mais usuais são sem dúvida as regulares pela dificuldade, em termos de custos e técnicas, de desenvolver
outras formas volumétricas, restando ao designer a sua capacidade criativa de desenvolver num poliedro a fascinação adequada à apetência do público. Deve, contudo, neste caso, obedecer a regras elementares de composição e equilíbrio estético tal qual um pintor executa uma obra de arte.
(António Quintas)
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Imagem do Mês de Junho


Esta imagem trás o conceito das "Imagens Impossíveis". Para chegar a esse conceito, partimos do logotipo da empresa que é representado por uma rosa azul.Percebemos no logotipo a impossibilidade de existência de uma Rosa azul e da busca por algo impossível, " a perfeição".  A busca da perfeição de um vinho é simbolizada através das imagens impossíveis que ilustram os rótulos desta empresa. No ano passado fizemos o Ninfa branco, tinto e Lapa dos Gaivões tinto, neste ano fomos chamados a dar continuidade a sequência dos rótulos com o Ninfa escolha e Lapa dos Gaivões Grande Reserva.

Os rótulos são sofisticados e ao mesmo tempo modernos e lúdicos, o que traduz o carácter da empresa formada por duas gerações.


O rótulo  Ninfa Tinto, trás um pergaminho , onde supostamente estaria escrito a história da Ninfa.

O pergaminho está dobrado ou enrolado?
O Ninfa Escolha trás o que seriam os supostos cabelos da ninfa

Onde começam e acabam os cabelos?








Lapa dos Gaivões é um conjunto de rochas com pinturas rupestres Localizadas na Serra dos Louções
A imagem trás um nivelamento destas rochas.

Quantos sólidos há nesta imagem?






Os aneis da ninfa se entrelaçam por fora ou por dentro?














Assista abaixo um vídeo explicativo desta série de imagens:

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