Visualizações
Um blog sobre design e fotos para vinhos com case studies, tutoriais e dicas de vinhos, design e fotografia.

Navigation Menu

Imagem de Abril


Criação da Logomarca Baga Bairrada

A logomarca "Baga Bairrada" será utilizada nos Espumantes desta região para autenticar  aqueles cuja predominância de composição seja a casta Baga. Na realidade a logomarca é uma chancela que será impressa nos rótulos dos espumantes. 
O elemento central, ponto fulcral e ícone da comunicação, reúne em si próprio as iniciais da casta Baga e da Região Bairrada.Os dois "B" estão unidos numa simbiose em forma de círculo  definindo uma região com personalidade própria. 
Durante o processo de criação, tomamos o cuidado em elaborar uma imagem que funcionasse como  logótipo e que fosse elegante e sóbria, tendo como requisitos a simplicidade , o impacto, distinção, originalidade, capacidade de evocação e associação, capacidade simbólica, qualidade estética, qualidade funcional-leitura, enquadramento, cor, tipo/logo ,capacidade memorizante, factor de personalização e diferenciação e originalidade temática.

A cor terra no "B" central representa a região. As cores utilizadas  para  as palavras Baga e Bairrada são, amarelo queimado para os espumantes brancos, vermelho para os tintos e rosa para os rosés. Com a introdução da presente logomarca “Baga Bairrada” no sector dos Espumantes, a Comissão Vitivinícola da Bairrada pretende  destacar e chancelar os produtos cuja  predominância de composição seja a casta Baga.

A utilização desta logomarca na rotulagem dos produtos pretende assim valorizar a casta e a região vitivinícola, privilegiando  o factor diferenciador nos mercados e concorrência.

Pretende-se portanto, sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga, como variedade autóctone da Bairrada, perante outras regiões que porventura possam querer reivindicar a autenticidade.

 * A fotografia corresponde a um pormenor que mostra a chancela Baga Bairrada no rótulo do Espumante Quinta do Poço do Lobo

0comentários: