O mercado dos vinhos vem crescendo e esse crescimento tem gerado novos consumidores com novos estilos, novos gostos, o que nos dá novas possiblidades de desenvolvimento dos rótulos, ao mesmo tempo que deixa o produtor embaralhado diante de tantas ofertas de conceitos e imagens. Neste post, tentaremos organizar os estilos existentes, de forma a contribuir na escolha do rótulo mais adequado para uma determinada marca.
Poderemos considerar, no mercado atual, três principais tipos de correntes estéticas/formais no que diz respeito ao rótulo:
a) O clássico - Caracteriza-se por uma postura estético /formal, que tanto pode utilizar tendências decorativas exacerbadas, como tedências "minimalistas acentuadas". São destinados a marcas antigas onde observamos a necessidade de um restyling, ou seja, adaptação do antigo existente aos padrões de estética atuais.
Os rótulos clássicos também são muito utilizados nos mercados fidelizados habituados com este tipo de imagem e que, entretanto, pretendem continuar a transmitir tradição e ancestralidade em suas novas marcas.
b) O exótico/exuberante - Caracteriza-se pela utilização de elementos de fascinação bastante significativos que podem ser caricaturizados ou não. Para este tipo de rótulo, geralmente se utiliza imagens de animais, objetos marcantes, letring arrojado, figuras do mundo infantil, etc. São destinados ao mercado jovem e produzem sentimento de aventura, descoberta e afetividade.
c) O minimal - Caracteriza-se pela simplicidade gráfica, cromática e decorativa. Insere- se no contexto atual da estética urbana e moda. Sendo mais assimilado por mercados intelectualizados, destina-se ao mercado médio e médio alto.
As caracterizações do target (o setor do mercado a que se destina o produto), de cada uma das tipologias acima referidas, influenciam na aceitação ou rejeição da imagem, e devem ser consideradas e analisadas com bastante atenção no primeiro momento da elaboração de um projecto. A partir daí, é que se define tipo de rótulo mais adequado à marca e aos interesses do produtor.
0comentários: