Foto: Moema Quintas |
Frente a tamanha quantidade de artigos, incidem uma série de factores racionais e emocionais. Estes factores têem uma importância capital sabendo-se que um consumidor não olha um produto mais que alguns segundos. A habilidade, do cérebro humano para reagir a semelhante mescla de imagens e mensagens competidoras, em ocasiões descritas como ruído visual, é extraordinária.
Tem-se levado a cabo muitos estudos para tentar compreender o processo que se inicia quando um consumidor olha um expositor e os produtos separados. Basta concluir que o ruido visual é um desafio para o designer de packaging
Como abrir caminho entre a amálgama visual para nos deparar com um novo produto? Como se cria uma presença visual que atraia os olhos do consumidor e tente ir mais além das suas acostumadas referências visuais?
O rosto da embalagem/rotulagem, que está no expositor deverá seduzir os consumidores, atrair sua atenção e despertar seu interesse, em suma, comunicar.
Frente a uma gama de produtos para escolher, os consumidores recorrem às experiências na hora de eleger o produto adequado, e pensa: “o que comprei da última vez?” Ou deixam-se influenciar pela publicidade visual, pelas promoções ou pela embalagem.
Neste contexto a diferenciação dos produtos é algo muito importante e todas as soluções de embalagens/rotulagem deveriam facilitar aos consumidores a percepção do produto desejado.
O papel principal do design na diferenciação dos produtos é dar consistência à proposta de um produto e explorar todas as caracteristicas da sua embalagem para atrair o mercado, seja através da imagem, da cor, linguagem, forma, ou inclusive a qualidade táctil dos seus materiais.
Na percepção visual a primeira realidade que se apercebe é a forma, depois a cor, as sensações tácteis e só após a mensagem.
Há que ter em conta portanto esta sequência a fim de se obterem elementos válidos de fascinação. A subtileza da forma ou a expressão cromática têem assim influência relevante para a aceitação ou rejeição dos públicos que se pretendem conquistar ou fidelizar.
Concretamente, o projecto de packaging tem implícito uma abordagem processual coerente, na qual são concebidos e geridos um conjunto de sistemas relevantes para a percepção e valorização do resultado final, na óptica empresarial e de consumo. Naturalmente que neste processo os aspectos relacionados com a percepção visual assumem um relevo particular, pois o seu adequado tratamento e desenvolvimento possibilita a sua tradução em factores indutores de:
- Fascinação (qualidade estética);
- Personalização e diferenciação (originalidade temática ou conceito);
- Referência psicológica;
- Emoção (valor simbólico);
- Impacto (a pregnância formal);
- Notoriedade (memorização e retenção).
Neste contexto e remetendo estas questões para o Sector vitivinicola, compete-nos alertar para a necessidade de tomada de consciência de questões pertinentes no que concerne à imagem em geral e à embalagem/rotulagem em particular. A diferenciação nos expositores perante a concorrência directa é fundamental para conseguir-se uma melhor e maior competitividade.
Neste contexto a diferenciação dos produtos é algo muito importante e todas as soluções de embalagens/rotulagem deveriam facilitar aos consumidores a percepção do produto desejado.
O papel principal do design na diferenciação dos produtos é dar consistência à proposta de um produto e explorar todas as caracteristicas da sua embalagem para atrair o mercado, seja através da imagem, da cor, linguagem, forma, ou inclusive a qualidade táctil dos seus materiais.
Na percepção visual a primeira realidade que se apercebe é a forma, depois a cor, as sensações tácteis e só após a mensagem.
Há que ter em conta portanto esta sequência a fim de se obterem elementos válidos de fascinação. A subtileza da forma ou a expressão cromática têem assim influência relevante para a aceitação ou rejeição dos públicos que se pretendem conquistar ou fidelizar.
Concretamente, o projecto de packaging tem implícito uma abordagem processual coerente, na qual são concebidos e geridos um conjunto de sistemas relevantes para a percepção e valorização do resultado final, na óptica empresarial e de consumo. Naturalmente que neste processo os aspectos relacionados com a percepção visual assumem um relevo particular, pois o seu adequado tratamento e desenvolvimento possibilita a sua tradução em factores indutores de:
- Fascinação (qualidade estética);
- Personalização e diferenciação (originalidade temática ou conceito);
- Referência psicológica;
- Emoção (valor simbólico);
- Impacto (a pregnância formal);
- Notoriedade (memorização e retenção).
Neste contexto e remetendo estas questões para o Sector vitivinicola, compete-nos alertar para a necessidade de tomada de consciência de questões pertinentes no que concerne à imagem em geral e à embalagem/rotulagem em particular. A diferenciação nos expositores perante a concorrência directa é fundamental para conseguir-se uma melhor e maior competitividade.
(António Quintas)
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