Visualizações
Um blog sobre design e fotos para vinhos com case studies, tutoriais e dicas de vinhos, design e fotografia.

Navigation Menu

Rótulo em Origami

Designer: António Quintas

Este rótulo segue a mesma linha do anterior. Nesta versão, o cão foi valorizado com uma ilustração realizada com cunhos de diferentes profundidades de maneira a parecer um papel que foi dobrado à semelhança de um origami. Apesar da pretensa ludicidade que a imagem nos remete, o rótulo, pelo tratamento que foi dado ao papel, bem como pelos efeitos de impressão passa-nos uma ideia de produto sofisticado e de elevada gama, como é na realidade.  

* Este rótulo foi produzido na Vox
2

WE- Mais uma Marca para o Catálogo da Fasson








WE - uma proposta de rotulagem encomendada pela Fasson e destinada ao uso do papel Rustic Blanc num dos rótulos do catálogo deste famoso fabricante de papeis. A marca criada por nós para o efeito, denota em si uma imagem pré concebida de multidão , globalidade e festa que, neste contexto, tem poses do dia a dia , da vida em sociedade. As imagens são cunhadas na totalidade do papel branco e apenas leva impressa a marca em
vermelho, cor da vida.
























0

Logotipo e Rotulagem Soito Wines








No logotipo da empresa Soito Wines, fizemos uma analogia da empresa na letra inicial "Q" de quinta representada como se de uma pipa se tratasse e onde se visualiza e escoa uma gota, que pela cor aplicada, identifica a presença do vinho tinto.  Genericamente, analiticamente e sinteticamente, sem a presença do lettring, os mercados identificarão um vasilhame: garrafa, pipa etc, de onde escorre um liquido.
A empresa Soito Wines possui duas marcas Soito e Quinta do Soito. Quando os vinhos são da marca Soito, o logotipo assume apenas a gota , que colocamos abaixo do I. 
Quando a marca é Quinta do Soito, utilizada para a gama superior, o logotipo é assumido na totalidade, como forma de "Q"
Os rótulos de todas as marcas da empresa Soito Wines possuem um cortante específico que apresenta , na parte superior, o portal existente na entrada da Quinta vazado de maneira a transparecer parte da garrafa. A imagem acima, trata-se de um vinho de entrada de gama da empresa e, por esta razão , o logotipo encontra-se representado pela gota embaixo da letra "I".


0

The New Seven Wonders by Manter


Filme publicitário de divulgação dos papéis para rotulagem da Manter. Nossos 5 rótulos + capa para os vinhos tintos são os primeiros da apresentação: Saiba mais Sobre o conceito desse trabalho aqui

THE NEW SEVEN WONDERS by Manter
THE NEW SEVEN WONDERS by ManterDiscover now in www.arconvert.es
Posted by Manter on Tuesday, July 7, 2015


0

Imagem de Abril


Criação da Logomarca Baga Bairrada

A logomarca "Baga Bairrada" será utilizada nos Espumantes desta região para autenticar  aqueles cuja predominância de composição seja a casta Baga. Na realidade a logomarca é uma chancela que será impressa nos rótulos dos espumantes. 
O elemento central, ponto fulcral e ícone da comunicação, reúne em si próprio as iniciais da casta Baga e da Região Bairrada.Os dois "B" estão unidos numa simbiose em forma de círculo  definindo uma região com personalidade própria. 
Durante o processo de criação, tomamos o cuidado em elaborar uma imagem que funcionasse como  logótipo e que fosse elegante e sóbria, tendo como requisitos a simplicidade , o impacto, distinção, originalidade, capacidade de evocação e associação, capacidade simbólica, qualidade estética, qualidade funcional-leitura, enquadramento, cor, tipo/logo ,capacidade memorizante, factor de personalização e diferenciação e originalidade temática.

A cor terra no "B" central representa a região. As cores utilizadas  para  as palavras Baga e Bairrada são, amarelo queimado para os espumantes brancos, vermelho para os tintos e rosa para os rosés. Com a introdução da presente logomarca “Baga Bairrada” no sector dos Espumantes, a Comissão Vitivinícola da Bairrada pretende  destacar e chancelar os produtos cuja  predominância de composição seja a casta Baga.

A utilização desta logomarca na rotulagem dos produtos pretende assim valorizar a casta e a região vitivinícola, privilegiando  o factor diferenciador nos mercados e concorrência.

Pretende-se portanto, sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga, como variedade autóctone da Bairrada, perante outras regiões que porventura possam querer reivindicar a autenticidade.

 * A fotografia corresponde a um pormenor que mostra a chancela Baga Bairrada no rótulo do Espumante Quinta do Poço do Lobo

0

Volteface Branco


Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2013 com o Volteface Tinto, versão dourada,  o VolteFace Branco Private Selection 2014 na versão prateada é um mono varietal feito exclusivamente com grandes uvas da casta Antão Vaz e tem o nosso design.

0

Imagem de Abril



Trata-se de uma imagem feita para uma das marcas do enólogo Bruno Pais, um dos donos de um dos restaurantes mais emblemáticos de Silgueiros "Curral da Burra". O rótulo do vinho Curral da Burra apropriou-se do conceito do restaurante, onde as paredes e tetos são cobertos de guardanapos de papel, papéis de blocos de anotações, restos de toalhas e cartões de visitas escritos pelas pessoas que por lá passaram. Neste rótulo, a sobreposição de dois papéis, a letra utilizada e o efeito de rasgado nos remete ao conceito e complementam, através desses elementos visuais e de tato, o texto nele escrito:
"Considerado um dos mais primitivos do mundo, pelo facto de ter cinco estrelas na entrada, alcatifa em terra, mesas viradas ao contrário, garrafas de vinho de sua produção enterradas no chão para manterem uma temperatura constante, em harmonia com uma lareira à antiga.
As dedicatórias em guardanapos e restos de toalhas acumulam-se aos milhares."

Um rótulo onde o maior desafio foi passar essa imagem pitoresca, sem no entanto abrir mão de uma imagem sofisticada e digna de um bom vinho.

Abaixo, em ponto grande, um detalhe do rótulo:


ARTIGO NA MANTER
0

Imagem de Fevereiro

Concepção do catálogo dos papéis para vinhos tintos da MANTER, uma das maiores empresas de papéis para rotulagem do mundo.








Capa - Para capa utilizamos a impressão em quadricomia do papel Saville Row Tweed.
A ilustração tem como conceito a interação dos rótulos com o consumidor que tenta escolher numa amálgama de produtos aquele que lhe confere maior atenção e desejo de compra. Simultaneamente faz-se alusão a todos os papeis que foram utilizados para a produção dos rótulos desta coleção


Os rótulos contidos no interior do catálogo são representativos dos países produtores de vinho por excelência.

PONTO - Rótulo representativo de Portugal, inspirado na filigrana portuguesa, através dos seus rendilhados, leveza, precisão e minúcia. O papel Nature White 90 gr  possibilitou o efeito que queríamos com a estampagem a prata, black + pantone direto, cunho biselado e verniz braille.



CHÂTEAU DES RÊVES - Rótulo francês Inspirado na estética da Arte Nova (Art Noveau), ostentação e amantes do rei  Luis XV. 
No papel Tintoretto Gesso utilizamos quadricomia, estampagem a preto, estampagem a ouro, estampagem a branco com impressão grayscale,  cunho modelado e verniz Braille.

Indicamos este papel para os rótulos sempre que estes, indiferenciadamente, sejam utilizados à temperatura ambiente ou frio. Também quando são usados cunhos ou estampagem de alguma relevância  ou quando o budget para produção não possa ser muito oneroso.

É um papel que permite boa impressão. 


FABRIANO - Um rótulo de inspiração italiana onde fizemos uma parceria do papel Fabriano, muito utilizado nas artes plásticas, com a fonte Bodoni, nas Artes Gráficas. O papel Fabriano, leva na rotulagem o nome de Cotton Bianco.

Utilizado sempre que o cliente tenha budget para a produção e essencialmente em marcas e rótulos de topo, onde seja exigido trabalhos de cunhagem de grande expressão e volume. Embora não seja o mais indicado para resistir à prova do gelo e da água, porque a sua componente essencial é à base de fibras de algodão, mesmo assim utilizamos este papel a qualquer outro pela sua nobreza, cor e porque no teste do frio, embora o papel fique encharcado, não deforma, não descola e seca ao fim de 5 minutos.
Nesse rótulo foi utilizada a Quadricomia + pantone directo, cunho modelado + cunho biselado.




CONTRASTE - Um rótulo chileno com quadricomia e cunho modelado.
Homenagem aos povos paleoíndios do Chile, interligação com a cultura Inca e a cultura com caracteristicas polinésias da Ilha de Páscoa.
A folha simboliza a troca e influência de culturas diversas.
Utilizamos o papel Freelife Merida White em budgets de produção baixa e sempre que seja necessário a utilização de cunhos de alguma complexidade, minúcia, rigor e simplicidade.


La movida - Uma alusão à Arte e cultura Espanhola, suas cores vibrantes, seus pintores e festa.

Utilizamos o papel Acquarello bianco sempre que pretendemos transmitir algum conceito que tenha a ver com Arte. Esse fato deriva da textura do papel que se assemelha a tela.


Acompanha ainda o catálogo os papeis utilizados e os seguintes textos:

Na  actividade profissional de designer especializado em packaging, sou confrontado diáriamente com centenas de diferentes papéis, cores e texturas. Hoje, o rótulo, além da sua função informativa, cromática e apelativa, tem que ter outra componente para além da bidimensionalidade. Tem de ser táctil. Aqui, entram as texturas intrínsecas dos papéis e relevos provocados na produção.
Nesta caso pontual, a Manter oferece uma gama de papéis que respondem em pleno às atuais preferências. O seu poder adesivo é eficaz, quando o rótulo tem relevos acentuados.
Particularmente, uso e abuso do Cotton Bianco e do tintoretto 115gr.  Tem que haver fundamentalmente um conhecimento profundo de cada um dos papeis disponíveis atendendo a estampagens, serigrafias, impressões quadricomia e pantones diretos. Os papéis Manter respondem em pleno às exigências do meu trabalho.



António Quintas, designer




A fotografia de packaging deverá captar em pleno  a história contada no rótulo, as suas cores, texturas, relevos e estampagens. Deverá transmitir em duas dimensões a sensação da tridimensionalidade. Deverá tornar apetecível o produto, seduzir e comunicar. Por vezes, não é mostrar a totalidade, mas sim um pormenor que, pela sua singularidade, vibre e comunique a diferença.
Por esta razão, gosto de fotografar trabalhos executados em papéis Manter, já que estes têem texturas e tonalidades expressivas, que valorizam o trabalho de fotografia e  ajudam a transmitir a sensação táctil e cromática que fascina o mercado através da imagem fotografada.


VER NO SITE DA MANTER

Moema Quintas, fotógrafa

4

Imagem de Janeiro



0