Visualizações
Um blog sobre design e fotos para vinhos com case studies, tutoriais e dicas de vinhos, design e fotografia.

Navigation Menu

Imagem de Abril



Trata-se de uma imagem feita para uma das marcas do enólogo Bruno Pais, um dos donos de um dos restaurantes mais emblemáticos de Silgueiros "Curral da Burra". O rótulo do vinho Curral da Burra apropriou-se do conceito do restaurante, onde as paredes e tetos são cobertos de guardanapos de papel, papéis de blocos de anotações, restos de toalhas e cartões de visitas escritos pelas pessoas que por lá passaram. Neste rótulo, a sobreposição de dois papéis, a letra utilizada e o efeito de rasgado nos remete ao conceito e complementam, através desses elementos visuais e de tato, o texto nele escrito:
"Considerado um dos mais primitivos do mundo, pelo facto de ter cinco estrelas na entrada, alcatifa em terra, mesas viradas ao contrário, garrafas de vinho de sua produção enterradas no chão para manterem uma temperatura constante, em harmonia com uma lareira à antiga.
As dedicatórias em guardanapos e restos de toalhas acumulam-se aos milhares."

Um rótulo onde o maior desafio foi passar essa imagem pitoresca, sem no entanto abrir mão de uma imagem sofisticada e digna de um bom vinho.

Abaixo, em ponto grande, um detalhe do rótulo:


ARTIGO NA MANTER
0

Imagem de Fevereiro

Concepção do catálogo dos papéis para vinhos tintos da MANTER, uma das maiores empresas de papéis para rotulagem do mundo.








Capa - Para capa utilizamos a impressão em quadricomia do papel Saville Row Tweed.
A ilustração tem como conceito a interação dos rótulos com o consumidor que tenta escolher numa amálgama de produtos aquele que lhe confere maior atenção e desejo de compra. Simultaneamente faz-se alusão a todos os papeis que foram utilizados para a produção dos rótulos desta coleção


Os rótulos contidos no interior do catálogo são representativos dos países produtores de vinho por excelência.

PONTO - Rótulo representativo de Portugal, inspirado na filigrana portuguesa, através dos seus rendilhados, leveza, precisão e minúcia. O papel Nature White 90 gr  possibilitou o efeito que queríamos com a estampagem a prata, black + pantone direto, cunho biselado e verniz braille.



CHÂTEAU DES RÊVES - Rótulo francês Inspirado na estética da Arte Nova (Art Noveau), ostentação e amantes do rei  Luis XV. 
No papel Tintoretto Gesso utilizamos quadricomia, estampagem a preto, estampagem a ouro, estampagem a branco com impressão grayscale,  cunho modelado e verniz Braille.

Indicamos este papel para os rótulos sempre que estes, indiferenciadamente, sejam utilizados à temperatura ambiente ou frio. Também quando são usados cunhos ou estampagem de alguma relevância  ou quando o budget para produção não possa ser muito oneroso.

É um papel que permite boa impressão. 


FABRIANO - Um rótulo de inspiração italiana onde fizemos uma parceria do papel Fabriano, muito utilizado nas artes plásticas, com a fonte Bodoni, nas Artes Gráficas. O papel Fabriano, leva na rotulagem o nome de Cotton Bianco.

Utilizado sempre que o cliente tenha budget para a produção e essencialmente em marcas e rótulos de topo, onde seja exigido trabalhos de cunhagem de grande expressão e volume. Embora não seja o mais indicado para resistir à prova do gelo e da água, porque a sua componente essencial é à base de fibras de algodão, mesmo assim utilizamos este papel a qualquer outro pela sua nobreza, cor e porque no teste do frio, embora o papel fique encharcado, não deforma, não descola e seca ao fim de 5 minutos.
Nesse rótulo foi utilizada a Quadricomia + pantone directo, cunho modelado + cunho biselado.




CONTRASTE - Um rótulo chileno com quadricomia e cunho modelado.
Homenagem aos povos paleoíndios do Chile, interligação com a cultura Inca e a cultura com caracteristicas polinésias da Ilha de Páscoa.
A folha simboliza a troca e influência de culturas diversas.
Utilizamos o papel Freelife Merida White em budgets de produção baixa e sempre que seja necessário a utilização de cunhos de alguma complexidade, minúcia, rigor e simplicidade.


La movida - Uma alusão à Arte e cultura Espanhola, suas cores vibrantes, seus pintores e festa.

Utilizamos o papel Acquarello bianco sempre que pretendemos transmitir algum conceito que tenha a ver com Arte. Esse fato deriva da textura do papel que se assemelha a tela.


Acompanha ainda o catálogo os papeis utilizados e os seguintes textos:

Na  actividade profissional de designer especializado em packaging, sou confrontado diáriamente com centenas de diferentes papéis, cores e texturas. Hoje, o rótulo, além da sua função informativa, cromática e apelativa, tem que ter outra componente para além da bidimensionalidade. Tem de ser táctil. Aqui, entram as texturas intrínsecas dos papéis e relevos provocados na produção.
Nesta caso pontual, a Manter oferece uma gama de papéis que respondem em pleno às atuais preferências. O seu poder adesivo é eficaz, quando o rótulo tem relevos acentuados.
Particularmente, uso e abuso do Cotton Bianco e do tintoretto 115gr.  Tem que haver fundamentalmente um conhecimento profundo de cada um dos papeis disponíveis atendendo a estampagens, serigrafias, impressões quadricomia e pantones diretos. Os papéis Manter respondem em pleno às exigências do meu trabalho.



António Quintas, designer




A fotografia de packaging deverá captar em pleno  a história contada no rótulo, as suas cores, texturas, relevos e estampagens. Deverá transmitir em duas dimensões a sensação da tridimensionalidade. Deverá tornar apetecível o produto, seduzir e comunicar. Por vezes, não é mostrar a totalidade, mas sim um pormenor que, pela sua singularidade, vibre e comunique a diferença.
Por esta razão, gosto de fotografar trabalhos executados em papéis Manter, já que estes têem texturas e tonalidades expressivas, que valorizam o trabalho de fotografia e  ajudam a transmitir a sensação táctil e cromática que fascina o mercado através da imagem fotografada.


VER NO SITE DA MANTER

Moema Quintas, fotógrafa

4

Imagem de Janeiro



0

Imagem de Dezembro


O ano começa com boas novidades.No ano passado fomos convidados pela Fasson, Avery Dennison, um dos mais prestigiosos fabricantes de papéis para rotulagem, para ilustrar o catálogo do papel RUSTIC BLANC. Neste trabalho, procuramos mostrar, através de 5 Marcas criadas por nós, as diversas possibilidades de uso deste papel utilizando as  técnicas que mostraremos a seguir. O catálogo será lançado neste ano de 2015 e a última das cinco marcas deixaremos como um mistério, para que descubra por si.


FASSON

Para a marca Fasson usamos e abusamos do cunho juntamente com o dourado


FANTASY

Na marca Fantasy, mostramos como o papel funciona e responde às diversas gamas de cores.

MOEMA

A técnica utilizada foi sobreposição de dois estampados diferentes sugerindo um motivo bordado. Para mim, foi uma bonita surpresa quando vi (só na gráfica tive conhecimento) um rótulo que o António fez com o meu nome.

MANY TIMES

Procuramos mostrar neste rótulo, que mesmo em estampagem extremamente reduzida e delicada o papel se comporta bem e preserva todos os detalhes. Aqui, a estampagem foi feita em prata e a marca, Many Times, só é percebida na leitura Braille.

A quinta marca, deixamos para que descubra por si, quando tiver em mãos, o novo catálogo do papel Rustic Blanc, FASSON, um dos papéis que usamos para os rótulos de vinhos tintos. 

* Os rótulos foram produzidos na VOX








0

Imagem de Novembro





A flor de algo é uma flor que não existe, única, singular, imaginada.  Flord'allgo é um vinho que além de singular é jovem, e, para um vinho jovem, uma imagem jovem, gestual, despretensiosa, onde os riscos e cores tudo tem a ver com o espírito da juventude. 
 *produzido na VOX
0

2015


0

Imagem de Outubro

De todos os acontecimentos dos anos 60, quer queiramos, quer não a memória dos beatles é inconto​rnável, suplanta até mesmo a lembrança da viagem à Lua, a 1ª operação ao coração, o assassinato de John kennedy, os movimentos estudantis, ou a construção do Muro de Berlim. Foi um grupo que tudo revolucionou,​ tudo influenciou.

Os possíveis consumidores desta Aguardente de 1965, serão, com certeza, desta geração que  viveu e presenciou esses acontecimentos intensamente. São hoje os adultos que outrora foram os  jovens rebeldes e lançaram as bases desta nossa civilização do agora séc XXI.

Podemos fazer um exercício e imaginar estes   4 rapazes de Liverpool,  em 1965, a lançar o album Rubber Soul, que foi o marco da viragem do Rock, ano da produção da aguardente da Caves S João, e que serviu de inspiração para agora criar esta nova imagem.  Uma imagem arrojada e que tudo tem a ver com os anos 60. As cores fortes nos remetem ao psicodelismo da época, os traços dos desenhos que formam os 4 integrantes , um em cada lado da garrafa, tem a ver com o grafismo da época e as cores de Andy Warol . Enfim, mais uma vez a Caves São João lança um produto , e através dele conta a história de uma época da qual fez parte. Apesar de rebelde, a imagem deste produto denota  elegância e classe . Uma aguardente diferente, para um mercado consumidor que viveu  e percebe aquela época.

Livro digital com detelhes do conceito da imagem em :  www.quintas.pt/CLIENTES/94anos


Design: Quintas Comunicação

*produzido na Vox


0

A Garrafa



Costumo pensar que grande parte da elegâcia de uma embalagem de vinho está no rótulo e na garrafa, uma garrafa bem feita contribui muito para realçar o rótulo, conferir classe ao produto e, é claro, nos dá pistas da qualidade do líquido que carraga no seu interior.
Ao se comprar uma garrafa, deve-se ter em conta a qualidade da mesma. Muitas vezes encontra-se no mercado garrafas elegantes e bem feitas por preços accessíveis, e, o contrário, também é verdadeiro. Resta-nos conhecer as características que diferenciam as boas garrafas das garrafas de má qualidade.
Imperfeições no vidro e costuras grosseiras (emenda das metades) podem causar rótulos mal colados, mesmo quando se tem uma boa rotuladora. Se é produtor e vai comprar uma garrafa, observe também a Marisa (parte do gargalo),  a profundidade do fundo e o peso/densidade do vidro.
No mercado dos vinhos portugueses, existem principalmente três tipos de garrafas para vinhos tintos, brancos, rosés e verdes. A bordalesa a borgonha e a reno, com algumas variantes relacionadas com a espessura, dimensão, cor e forma. Também se verifica que algumas regiões demarcadas adotam em exclusivo uma ou outra.
Em Portugal, a garrafa Borgonha é conhecida como a garrafa do Dão, visto que essa é a garrafa eleita pela comissão para os vinhos desta região. Esse tipo de garrafa e suas variantes,  também é muito utilizada nos champanhes. O vinho verde tem como característica o acondicionamento em garrafas esguias e de diâmetro reduzido, com variantes de cor e altura, características estas das garrafas reno, pese embora alguns produtores utilizem indistintamente umas ou outras.
Ao nível cromático, a nossa preferência vai para o vidro âmbar ou côr canela. O vidro completamente transparente é mais adequado para o vinho rosé pela côr característica do líquido. Os vinhos brancos, que tendenciosamente se julgam adequados à garrafa branca, perdem a sua relação de qualidade na percepção do mercado, catapultando para um nicho de mercado baixo. O mesmo acontece de maneira mais intensa com as garrafas verdes. Resumindo, as cores mais aconselhadas para as garrafas são o âmbar ou canela para tintos e brancos, e brancas exclusivamente para os rosés.
(António Quintas)
0

Imagem de Setembro

Setembro foi o nosso mês de férias e também um mês de muitas notícias boas. Fomos selecionados para a fase final de um importante concurso internacional de rotulagem, além de concluirmos dois grandes trabalhos. Trata-se de dois dos mais importantes fabricantes de papéis para rótulos de bebidas que nos convidaram para conceber e fotografar os rótulos que constam nos seus catálogos. Em breve , após o lançamento a nível internacional destes catálogos, mostraremos pra vocês estes trabalhos. Aguardem!


0