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O Rótulo


Gostaria de fazer neste post,  apenas a introdução de um assunto que, devido a sua importância, estará sempre em destaque nas nossas conversas: " O Rótulo"

O rótulo é o elemento do packaging mais associado à imagem do vinho. Pela sua reduzida dimensão, é o maior desafio para quem trabalha nesta área. Ele deverá conter em si toda uma carga informativa que cative, através da sua estrutura de composição gráfica, a apetência do mercado ao produto.
É o rosto de uma marca ou produto, é a parte da vestimenta da garrafa que está mais diretamente ligada ao consumo, quase nos atreveríamos dizer que é o bilhete de identidade da empresa, através dele se poderá mostrar a estratégia ou política empresarial, a boa ou menor qualidade do produto, a maior ou menor fidelização do cliente, é o elemento sensível da área dos vinhos.
É fácil verificarmos quando pesquisamos tendências e produtos que os canais de informação dão um realce especial ao rótulo, nele poderemos utilizar processos ou técnicas que não serão possíveis em outros elementos do packaging, enriquecendo-o, portando, com propostas poéticas e plásticas, transformando-o  num elemento de fascinação.
Por utilizar processos criativos e estéticos, embora com uma função calculada de atingir um objectivo e e destinado à produção em série, poderia ou deveria ser encarado como uma pequena obra de arte num espaço reduzido.
Para este elemento, existem vários tipos de papel e técnicas que em um outro momento abordaremos.

Como deve ser um rótulo e a sua importância no contexto actual da filosofia de Mercado:

1. deve atrair a atenção.
2. deve informar
3. deve sugerir o que se pode esperar da qualidade do conteúdo

Sabe-se, que mais da metade dos consumidores compram um vinho pela primeira vez, guiando-se apenas pela imagem.Fazem as suas compras por impulso. É o mercado mais dificil de trabalhar, satisfazer e cativar.
É o triunfo da imagem sobre o conteúdo, em questões de aceitação dos produtos pelo mercado.
Também é lógico, que se considere que uma garrafa por melhor que seja o seu conteúdo, se não tiver um bom rótulo não vende.
A imagem converte-se assim no mais importante fator para a aceitação do vinho. Deve fascinar e transmitir sonhos, pois a mudança dos hábitos de beber vinho, faz com que hoje em dia esse consumo seja reflexo de um estilo de vida.
(António Quintas)

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