100 Anos de História Caves S.João
antónioquintas - design | moemaquintas - fotografia
Em 2010 quintas|comunicação e Caves S.João deram ínicio às comemorações centenárias das Caves que terão o seu apogeu em 2020, sob a temática: "100 Anos de História". Para além de várias atividades desenvolvidas ao nível comunicacional, social e artístico todos os anos será lançado um vinho de excecional qualidade, com imagens diferenciadas em cada edição, sendo selecionados temas culturais marcantes para a história da Humanidade, ocorridos em cada uma das 10 décadas que medeiam a fundação das Caves S. João (1920) e o seu centenário a acontecer no ano de 2020, dando assim origem a uma coleção de 11 garrafas únicas.
Década 1920 / 1930
1ª Edição - 2010.
Anos 20
1927 - 1º filme sonoro “The Jazz Singer” A primeira longa metragem do cinema com sincronização de diálogo. Foi produzido pela Warner Bros, interpretado por Al Jolson e realização de Alan Crosland.
Década 1930 / 1940
2ª Edição - 2011
Anos 30
...Era uma vez o ano de 1938. O programa de Orson Welles e sua equipa de actores de teatro começavam mais uma transmissão do “Mercury Theatre on the Air,” um programa ao estilo de uma rádio novela em que se adaptavam grandes clássicos da literatura. Na noite de 30 de Outubro daquele ano começava a adaptação da Guerra dos Mundos. Em pouco mais de trinta minutos a Companhia Telefónica registou vários congestionamentos nas linhas telefónicas. "Os aliens estão aqui!", gritava desesperadamente Welles enquanto narrava a história de H.G. Wells. O problema é que Welles não sabia o que se passava fora do 20º andar do 485 Madison Avenue, em Nova York. Ele não sabia até que John Houseman, o produtor do programa, entrou desesperado no estúdio da narração gritando "Parem a transmissão! Estão todos loucos lá fora!" Wells riu e disse "Então deu certo."O dia seguinte foi tenso. O programa tornou-se tão popular que foi a manchete da primeira página do The New York Times.
Década 1940 /1950
3ª Edição - 2012
Anos 40
A Carta das Nações Unidas ou Carta de São Francisco é o acordo que formou a Organização das Nações Unidas logo após a Segunda Guerra Mundial, em substituição da Liga das Nações, como entidade máxima da discussão do direito internacional e fórum de relações e entendimentos supranacionais. A Carta foi assinada em São Francisco em 26 de junho de 1945, após o término da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, entrando em vigor a 24 de outubro daquele mesmo ano. Como Carta, trata-se de um acordo constitutivo, e todos os membros estão sujeitos aos seus 111 artigos. Para representar o facto servimo-nos da imagem de um Tsuro, simbolo de esperança que nos lembra a pomba da paz.
Década 1950 / 1960
4ª edição- 2013
Anos 50 - Anos Dourados
A imagem para este vinho trás muitos poás, ou bolinhas, padrão típico dos tecidos femininos. A caixa é toda confeccionada em papel que imita tecido com bolinhas pretas e brancas na parte da frente no exterior, e brancas e pretas interiormente e nas laterais. Além da imagem de figuras marcantes, o rótulo faz alusão ao cinema. Pela maneira como são colocadas as bolinhas, lembra-nos as fitas dos filmes. A caixa é toda em preto e branco e a cápsula também. O rótulo tem uma transicão das figuras a preto e branco que passam, em determinado momento, a coloridas. O resultado disso é uma imagem com as cores, a alegria, o movimento e um pouco da sensualidade característica desta que foi a década de 50-60.
Década 1960 / 1970
5ª Edição - 2014
Anos 60
De todos os acontecimentos dos anos 60, quer queiramos, quer não a memória dos Beatles é incontornável, suplanta até mesmo a lembrança da viagem à Lua, a 1ª operação ao coração, o assassinato de John kennedy, os movimentos estudantis, ou a construção do Muro de Berlim. Foi um grupo que tudo revolucionou, tudo influenciou.
Década 1970 / 1980
6ª Edição - 2015
Anos 70
Neste ano de 2015, os anos 70 representam a década em que a empresa comprou sua própria quinta e os vinhos passam a ser produzidos também com uvas próprias.
Década 1980 / 1990
7ª Edição - 2016
ANOS 80
Tim Berners-Lee propõe oficialmente um sistema que ficou conhecido como World Wide Web. A Internet encurtou definitivamente os espaços e fez desaparecer as fronteiras. Baseado no universo virtual, a rede rompe com a idéia de espaço físico, aproximando até mesmo pessoas que estão em pontos opostos do planeta.
0comentários: