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Um blog sobre design e fotos para vinhos com case studies, tutoriais e dicas de vinhos, design e fotografia.

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Imagem do Mês de Julho

Começam as vindimas e neste mês gostaríamos de homenagear através de imagens, a todos que, por paixão, trabalham na produção dos vinhos portugueses.

                            Tenham todos uma ótima vindima

























   Mais imagens em http://www.quintas.pt/vindimas

   Fotografia: Moema Quintas

   Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução
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Imagem de Junho



Sr. Fausto Nuno,  nos antigos tempos  costumava ir  às suas vinhas de bicicleta. Fomos buscar para este rótulo a bicicleta do Sr. Fausto, o "Avô Fausto", que ainda hoje é guardada com carinho, e, segundo nos conta o seu neto e atual produtor da Quinta das Bágeiras, Mário Sérgio Nuno , "Ainda funciona na perfeição e, vez por outra, dou as minhas voltinhas nela".

O rótulo segue o mesmo lay out dos vinhos da marca Pai Abel, que também foi concebido por nós . Com um cortante que nos remete aos selos dos correios e nos faz pensar em cartas, passado e viagens, a memória dos selos é repleta de  saudosismo poético, por quem utilizou e por quem ainda o utiliza, e tem tudo a ver com reencontro e momentos felizes.

No rótulo Avô Fausto, a bicicleta foi desenhada a partir da bicicleta usada por ele e que foi fotografada por nós. A foto acompanha a garrafa na imagem acima. Abaixo os vinhos Pai Abel e Avô fausto.

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Imagem de Maio


Sóbrio, elegante e ao mesmo tempo não deixa de chamar atenção numa montra. Foi esse tom que queríamos num rótulo de um espumante topo de gama singular. O rótulo segue a linha dos outros vinhos do mesmo produtor, que fizemos há alguns anos e que leva sempre a sua assinatura .


 *produzido na VOX
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Imagem de Abril


Designer: António Quintas

Este rótulo pretende demonstrar a capacidade de utilização de cunhagem em papel apropriado. É um rótulo que evidencia a tendência atual da tridimensionalidade. Usamos os números, porque nos trás a doce lembrança dos tempos de escola, tempos estes em que as perguntas , principalmente  as de Matemática, eram sempre uma constante na vida de estudante. 

Por vezes, os conceitos representados nos rótulos não são apenas descritivos, mas também apelativos e tendentes a formular no intecto do mercado uma expectativa, uma interrogação.

Este rótulo foi produzido pela Vox
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A Marca





O termo, marca, é frequentemento usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica onde pode ser feita através da composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.
No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica.

A construção de uma marca é uma operação intelectual que tem por base a identificação de um produto no contexto do mercado a que se destina. Muitas vezes, é apresentada a um designer uma marca já construída, sem obedecer a regras da construção. Neste caso, resta ao designer camuflar essa má construção através de elementos apelativos que a tornem mais visível, notória e que atinja os objectivos explicitados no briefing. Quando é facultada ao designer a possibilidade de interferir na construção do nome, o resultado final, estético e comunicativo será mais coerente e sólido.
Para se conseguir uma marca nominal e seus objectivos, há de se ter em conta algumas regras:

1.O nome deve ser curto para fácil memorização. Poderá ser objectivo, subjectivo ou figurativo. A fonética auditiva e verbal deve ser facilmente perceptível e aceite pelo cérebro.

2.A palavra destinada `a marca não deve conter acentos

3.Dever-se-ão evitar os ditongos nasal.

4.A marca ideal deverá ser um nome conhecido ou percebido universalmente Dever-se-á ter em conta o significado da palavra no contexto do mercado nacional e internacional.

5.Palavras que possam dar origem a ambiguidades ou conotações negativas devem ser rejeitadas.

6. Marcas que utilizam nomes simbólicos, abstractos, tenderão a remeter para um posicionamento alto.

Um bom exercício para se identificar uma boa marca é prestar atenção nas conversas diárias, palavra por palavra, aí encontraremos alguma que nos atrairá mais a atenção e memorização. Em suma, uma boa marca é aquela que é facilmente memorizada, perceptível, audível, significante e universal.



A MARCA E SEU SIGNIFICADO

Todos nós,  já nos deparamos com inúmeras marcas cujo significado , é facilmente identificado ou não. É mais fácil para um consumidor memorizar uma marca cujo significado lhe seja familiar. Por outro lado, o abstracto nominal de uma marca pode criar expectativas no conhecimento do seu significado e dar origem a que este consumidor, pelo inusitado e pela sua ânsia de conhecimento, tente descobrir o porquê desse nome, dando origem a um apego mental perante uma palavra por ele desconhecida. A significância demasiadamente objectiva, se não tiver algo mais que a sua expressão oral, pela sua vulgaridade será facilmente esquecida, ou seja, no mercado competitivo o valor diferencial revela-se em tudo aquilo que se torne algo de novo.
Por vezes, no mercado dito alto, será a simplicidade do nome, com ou sem conflitos intelectuais, que cativará a atenção e que irá remeter elegância a marca.

Nomes rebuscados serão mais sujeitos a apetência dos mercados médio e médio baixo. Nomes que tenham a ver com algo mais do que na realidade significam, projectarão o seu efeito no mercado alto.

A construção de um rótulo baseado numa determinada marca deverá ter em conta, independentemente do significado desta, a cultura, faixa etária e status do consumidor a que é destinada.
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Imagem de Março

Quando fizemos o briefing para  esta marca , observamos que nos jardins do Chão da Quinta havia sebes que foram podadas com formas geometricas e formavam quase um labirinto.Tentamos reproduzir de modo abstrato essas sebes num rótulo que leva um papel texturado e imita o chão da Quinta com relevos,pequenos apontamentos em dourado e a assinatura do produtor, que personaliza o produto. Há tempos atrás, fizemos o colheita normal, que foi o primeiro rótulo desta marca e o  Premium Selection.  A imagem de Março é um upgrade destes  rótulos. É um produto que representa o vinho  de mais alta gama desta empresa.
Rótulo Premium Selection do Chão da Quinta
*produzidos na VOX
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Imagem de Fevereiro

Em Consonância com a nomeclatura da marca, neste rótulo utilizamos papel pintado com cor terra onde se visualizam linhas que querem representar curvas de nível, bem como os patamares e socalcos do Douro, região do qual esse próduto é proveniente. É um produto de gama média, mas que nem por isso deixa de ter uma imagem bem cuidada.

 *produzido na VOX
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Imagem do Mês de Janeiro


A marca "invulgar" é um projeto de 5 enólogos e essa invulgaridade sugeriu e delineou o seu conceito. Utilizamos um material novo , não comum na rotulagem. Esse material é uma película metálica a que depois, por processos técnicos, simulamos o efeito de estanho. Essa invulgaridade também é sugerida de certo modo com o último "R" em posição não convencional. Além do processo de simulação do estanho, foi utilizada cunhagem e sombreamento nos elementos. Um rótulo que, acreditamos, chama a atenção pela sua invulgaridade.

*produzido na VOX
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Imagem do Mês de Novembro

Azulejo em Arte nova - Aveiro
Chenopodium Murale é a designação botânica da erva conhecida por Pé de Ganso, existente no Vale Dom Pedro, sítio onde estão implantadas as vinhas que deram origem a este vinho.
Fazendo uma associação à estética da Arte Nova, onde eram utilizados elementos orgânicos, plantas e animais , quisemos recordar neste  rótulo da Bairrada, região onde a Arte Nova está presente, este período estético . O rótulo envolve toda a garrafa como a querer proteger um conteúdo precioso. A imagem que ilustra o rótulo pode sugerir um pássaro formado por linhas sinuosas associada às plantas.O rótulo é todo branco, trabalhado em alto relevo , fazendo lembrar as cantarias do período da arte em que nos inspirou.Uma imagem de aspecto jovem, como o produtor, e, ao mesmo tempo limpa e elegante.

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