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Um blog sobre design e fotos para vinhos com case studies, tutoriais e dicas de vinhos, design e fotografia.

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Imagem de Fevereiro

Concepção do catálogo dos papéis para vinhos tintos da MANTER, uma das maiores empresas de papéis para rotulagem do mundo.








Capa - Para capa utilizamos a impressão em quadricomia do papel Saville Row Tweed.
A ilustração tem como conceito a interação dos rótulos com o consumidor que tenta escolher numa amálgama de produtos aquele que lhe confere maior atenção e desejo de compra. Simultaneamente faz-se alusão a todos os papeis que foram utilizados para a produção dos rótulos desta coleção


Os rótulos contidos no interior do catálogo são representativos dos países produtores de vinho por excelência.

PONTO - Rótulo representativo de Portugal, inspirado na filigrana portuguesa, através dos seus rendilhados, leveza, precisão e minúcia. O papel Nature White 90 gr  possibilitou o efeito que queríamos com a estampagem a prata, black + pantone direto, cunho biselado e verniz braille.



CHÂTEAU DES RÊVES - Rótulo francês Inspirado na estética da Arte Nova (Art Noveau), ostentação e amantes do rei  Luis XV. 
No papel Tintoretto Gesso utilizamos quadricomia, estampagem a preto, estampagem a ouro, estampagem a branco com impressão grayscale,  cunho modelado e verniz Braille.

Indicamos este papel para os rótulos sempre que estes, indiferenciadamente, sejam utilizados à temperatura ambiente ou frio. Também quando são usados cunhos ou estampagem de alguma relevância  ou quando o budget para produção não possa ser muito oneroso.

É um papel que permite boa impressão. 


FABRIANO - Um rótulo de inspiração italiana onde fizemos uma parceria do papel Fabriano, muito utilizado nas artes plásticas, com a fonte Bodoni, nas Artes Gráficas. O papel Fabriano, leva na rotulagem o nome de Cotton Bianco.

Utilizado sempre que o cliente tenha budget para a produção e essencialmente em marcas e rótulos de topo, onde seja exigido trabalhos de cunhagem de grande expressão e volume. Embora não seja o mais indicado para resistir à prova do gelo e da água, porque a sua componente essencial é à base de fibras de algodão, mesmo assim utilizamos este papel a qualquer outro pela sua nobreza, cor e porque no teste do frio, embora o papel fique encharcado, não deforma, não descola e seca ao fim de 5 minutos.
Nesse rótulo foi utilizada a Quadricomia + pantone directo, cunho modelado + cunho biselado.




CONTRASTE - Um rótulo chileno com quadricomia e cunho modelado.
Homenagem aos povos paleoíndios do Chile, interligação com a cultura Inca e a cultura com caracteristicas polinésias da Ilha de Páscoa.
A folha simboliza a troca e influência de culturas diversas.
Utilizamos o papel Freelife Merida White em budgets de produção baixa e sempre que seja necessário a utilização de cunhos de alguma complexidade, minúcia, rigor e simplicidade.


La movida - Uma alusão à Arte e cultura Espanhola, suas cores vibrantes, seus pintores e festa.

Utilizamos o papel Acquarello bianco sempre que pretendemos transmitir algum conceito que tenha a ver com Arte. Esse fato deriva da textura do papel que se assemelha a tela.


Acompanha ainda o catálogo os papeis utilizados e os seguintes textos:

Na  actividade profissional de designer especializado em packaging, sou confrontado diáriamente com centenas de diferentes papéis, cores e texturas. Hoje, o rótulo, além da sua função informativa, cromática e apelativa, tem que ter outra componente para além da bidimensionalidade. Tem de ser táctil. Aqui, entram as texturas intrínsecas dos papéis e relevos provocados na produção.
Nesta caso pontual, a Manter oferece uma gama de papéis que respondem em pleno às atuais preferências. O seu poder adesivo é eficaz, quando o rótulo tem relevos acentuados.
Particularmente, uso e abuso do Cotton Bianco e do tintoretto 115gr.  Tem que haver fundamentalmente um conhecimento profundo de cada um dos papeis disponíveis atendendo a estampagens, serigrafias, impressões quadricomia e pantones diretos. Os papéis Manter respondem em pleno às exigências do meu trabalho.



António Quintas, designer




A fotografia de packaging deverá captar em pleno  a história contada no rótulo, as suas cores, texturas, relevos e estampagens. Deverá transmitir em duas dimensões a sensação da tridimensionalidade. Deverá tornar apetecível o produto, seduzir e comunicar. Por vezes, não é mostrar a totalidade, mas sim um pormenor que, pela sua singularidade, vibre e comunique a diferença.
Por esta razão, gosto de fotografar trabalhos executados em papéis Manter, já que estes têem texturas e tonalidades expressivas, que valorizam o trabalho de fotografia e  ajudam a transmitir a sensação táctil e cromática que fascina o mercado através da imagem fotografada.


VER NO SITE DA MANTER

Moema Quintas, fotógrafa

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Imagem de Janeiro



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Imagem de Dezembro


O ano começa com boas novidades.No ano passado fomos convidados pela Fasson, Avery Dennison, um dos mais prestigiosos fabricantes de papéis para rotulagem, para ilustrar o catálogo do papel RUSTIC BLANC. Neste trabalho, procuramos mostrar, através de 5 Marcas criadas por nós, as diversas possibilidades de uso deste papel utilizando as  técnicas que mostraremos a seguir. O catálogo será lançado neste ano de 2015 e a última das cinco marcas deixaremos como um mistério, para que descubra por si.


FASSON

Para a marca Fasson usamos e abusamos do cunho juntamente com o dourado


FANTASY

Na marca Fantasy, mostramos como o papel funciona e responde às diversas gamas de cores.

MOEMA

A técnica utilizada foi sobreposição de dois estampados diferentes sugerindo um motivo bordado. Para mim, foi uma bonita surpresa quando vi (só na gráfica tive conhecimento) um rótulo que o António fez com o meu nome.

MANY TIMES

Procuramos mostrar neste rótulo, que mesmo em estampagem extremamente reduzida e delicada o papel se comporta bem e preserva todos os detalhes. Aqui, a estampagem foi feita em prata e a marca, Many Times, só é percebida na leitura Braille.

A quinta marca, deixamos para que descubra por si, quando tiver em mãos, o novo catálogo do papel Rustic Blanc, FASSON, um dos papéis que usamos para os rótulos de vinhos tintos. 

* Os rótulos foram produzidos na VOX








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Imagem de Novembro





A flor de algo é uma flor que não existe, única, singular, imaginada.  Flord'allgo é um vinho que além de singular é jovem, e, para um vinho jovem, uma imagem jovem, gestual, despretensiosa, onde os riscos e cores tudo tem a ver com o espírito da juventude. 
 *produzido na VOX
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2015


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Imagem de Outubro

De todos os acontecimentos dos anos 60, quer queiramos, quer não a memória dos beatles é inconto​rnável, suplanta até mesmo a lembrança da viagem à Lua, a 1ª operação ao coração, o assassinato de John kennedy, os movimentos estudantis, ou a construção do Muro de Berlim. Foi um grupo que tudo revolucionou,​ tudo influenciou.

Os possíveis consumidores desta Aguardente de 1965, serão, com certeza, desta geração que  viveu e presenciou esses acontecimentos intensamente. São hoje os adultos que outrora foram os  jovens rebeldes e lançaram as bases desta nossa civilização do agora séc XXI.

Podemos fazer um exercício e imaginar estes   4 rapazes de Liverpool,  em 1965, a lançar o album Rubber Soul, que foi o marco da viragem do Rock, ano da produção da aguardente da Caves S João, e que serviu de inspiração para agora criar esta nova imagem.  Uma imagem arrojada e que tudo tem a ver com os anos 60. As cores fortes nos remetem ao psicodelismo da época, os traços dos desenhos que formam os 4 integrantes , um em cada lado da garrafa, tem a ver com o grafismo da época e as cores de Andy Warol . Enfim, mais uma vez a Caves São João lança um produto , e através dele conta a história de uma época da qual fez parte. Apesar de rebelde, a imagem deste produto denota  elegância e classe . Uma aguardente diferente, para um mercado consumidor que viveu  e percebe aquela época.

Livro digital com detelhes do conceito da imagem em :  www.quintas.pt/CLIENTES/94anos


Design: Quintas Comunicação

*produzido na Vox


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A Garrafa



Costumo pensar que grande parte da elegâcia de uma embalagem de vinho está no rótulo e na garrafa, uma garrafa bem feita contribui muito para realçar o rótulo, conferir classe ao produto e, é claro, nos dá pistas da qualidade do líquido que carraga no seu interior.
Ao se comprar uma garrafa, deve-se ter em conta a qualidade da mesma. Muitas vezes encontra-se no mercado garrafas elegantes e bem feitas por preços accessíveis, e, o contrário, também é verdadeiro. Resta-nos conhecer as características que diferenciam as boas garrafas das garrafas de má qualidade.
Imperfeições no vidro e costuras grosseiras (emenda das metades) podem causar rótulos mal colados, mesmo quando se tem uma boa rotuladora. Se é produtor e vai comprar uma garrafa, observe também a Marisa (parte do gargalo),  a profundidade do fundo e o peso/densidade do vidro.
No mercado dos vinhos portugueses, existem principalmente três tipos de garrafas para vinhos tintos, brancos, rosés e verdes. A bordalesa a borgonha e a reno, com algumas variantes relacionadas com a espessura, dimensão, cor e forma. Também se verifica que algumas regiões demarcadas adotam em exclusivo uma ou outra.
Em Portugal, a garrafa Borgonha é conhecida como a garrafa do Dão, visto que essa é a garrafa eleita pela comissão para os vinhos desta região. Esse tipo de garrafa e suas variantes,  também é muito utilizada nos champanhes. O vinho verde tem como característica o acondicionamento em garrafas esguias e de diâmetro reduzido, com variantes de cor e altura, características estas das garrafas reno, pese embora alguns produtores utilizem indistintamente umas ou outras.
Ao nível cromático, a nossa preferência vai para o vidro âmbar ou côr canela. O vidro completamente transparente é mais adequado para o vinho rosé pela côr característica do líquido. Os vinhos brancos, que tendenciosamente se julgam adequados à garrafa branca, perdem a sua relação de qualidade na percepção do mercado, catapultando para um nicho de mercado baixo. O mesmo acontece de maneira mais intensa com as garrafas verdes. Resumindo, as cores mais aconselhadas para as garrafas são o âmbar ou canela para tintos e brancos, e brancas exclusivamente para os rosés.
(António Quintas)
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Imagem de Setembro

Setembro foi o nosso mês de férias e também um mês de muitas notícias boas. Fomos selecionados para a fase final de um importante concurso internacional de rotulagem, além de concluirmos dois grandes trabalhos. Trata-se de dois dos mais importantes fabricantes de papéis para rótulos de bebidas que nos convidaram para conceber e fotografar os rótulos que constam nos seus catálogos. Em breve , após o lançamento a nível internacional destes catálogos, mostraremos pra vocês estes trabalhos. Aguardem!


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Imagem do Mês de Agosto


Há 12 anos atrás começamos o trabalho de imagem corporativa  da Quinta do Mourão.Na Quinta, havia um brasão com uma estrela de cinco pontas e esse foi o ponto de partida para a criação do logo da empresa, que, constituída por 5 Quintas , tem uma estrela com cinco pontas na qual uma delas simboliza a Quinta do Mourão  e é sempre destacada no logo. Os braços da estrela também nos remete para a imagem dos socalcos do Douro. A cápsula leva o texto de um dos documentos escrito da Quinta, creio ser essa a primeira vez em que se usou textos escritos nas cápsulas.
Já tantos anos se passaram e a Quinta do Mourão continua fiel ao slogan, que também criamos " Tradição que se cultiva" .
O Rio Bom, Uma das marcas da Quinta que antes era apenas de vinhos tintos, agora também tem na sua família o Vinho do Porto. Esse novo rótulo possui uma imagem que denota tradição, elegância, sobriedade, modernidade, e segue a mesma linha  do trabalho que se iniciou há 12 anos atrás.


*produzido na VOX
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